28/09/2009

COLETIVO MUNDO APRESENTA - COMO FOI?


Mais uma noite do Coletivo Mundo Apresenta aconteceu nesse último fim de semana, lá no Espaço Mundo. O evento é um compromisso que os membros do coletivo tem de organizar e produzir um evento onde role um intercambio com outras bandas, gerando uma circulação maior de cultura independente por aqui. Nesse mês de novembro aproveitamos a passagem da banda paulista Os Visitantes pelo nordeste e inserimos João Pessoa em sua turnê. As outras duas bandas convidadas para a noitada foram da capital paraibana: Os Reis da Cocada Preta e a Nublado. Porém, de última hora os meninos da Nublado descobriram que foram selecionados para tocar no Rio de Janeiro, no Festival Petrobrás nas Ondas do Rock, e tiveram que desmarcar o show por aqui. Com isso, quem acabou entrando no lugar deles foi a banda Supermassiva, outra que faz parte do Coletivo Mundo.

E foi justamente a Supermassiva que iniciou a noite. Nova no cenário, composta por integrantes que já tocaram em diversas outras bandas daqui, hoje apostam nesse projeto. Mesmo com o atraso para a banda começar a tocar, o bom número de pessoas ali presente parecia não ligar para demora. Quando foi desferido o primeiro riff da música "De volta ao rock n` roll", já era possível ver que o rock iria ser dos bons. O som dos caras acaba sendo uma mistura entre Jet e Los Hermanos, com uma pitada de Pearl Jam. Se essa definição parece curiosa, eu garanto que o show dos caras é bem mais. Entre berros do vocalista e solos do guitarrista, foram botando mais gás no público com suas composições e alguns covers que os influenciam.
Um momento ímpar da apresentação da Supermassiva foi quando eles anunciaram que a próxima música seria "Paranoid Android" do Radiohead. Ok, é um cover. Mas porra, não é todo dia que tem uma banda com coragem para tocaressa música ou qualquer outra do Radiohead. E, para alegria de todos, a música começou bem, com uma iluminação intimista para criar clima e o pessoal se garantindo muito na execução. De repente, na hora do "rain down, rain down...", o pedal do bumbo quebra. Quando todo mundo acha que a música vai parar, a banda continua e o público acompanha cantarolando. Foi bonito demais. Então, quando a bateria voltou a música ganhou um clima mais pesado e todo mundo entrou em êxtase. Depois dessa, quem assistia já tinha dado o esquente e queria mais. A Supermassiva ainda mandou mais duas músicas autorais bem bacanas e desceu do palco super aplaudida. Legal ver uma banda nova fazendo um bom rock e botando a galera para dançar. Agora é aguardar o disco.
visitantes
A segunda banda da noite foi a Visitantes (SP), uma galera gente boa e de um som meio muita coisa: meio folk, meio tropicalista, meio rock, meio grunge e com canções em espanhol. No começo, o público ficou meio travado, talvez sem entender qual era a proposta da banda. Vale destacar como as vozes da banda são bem trabalhadas, bons backing vocals e com o vocalista tendo segurança nos tons graves e agudos. O público que tinha dado um dispersada, começou a prestar mais atenção no que era proposto e entrou na vibe também. Mas, mesmo com um baixista instigado o tempo todo, o show teve altos e baixos. Ou a galera estava afim de mais energia ou a própria banda estava um pouco cansada devido à turnê pelo Nordeste. Não sei bem ao certo. A certeza que ficou foi que, no final do show, dava para ver muita gente comentando as peculiaridades da banda e que o som dos caras é algo para ser escutado novamente para uma melhor assimilação. Enfim, ficou a sensação de que, se vierem de novo, o público se propõe a experimentar mais.
Quem ficou responsável para fechar o Coletivo Mundo Apresenta de novembro foi a banda Os Reis da Cocada Preta, figurinha carimbada na cena roqueira paraibana e conhecida pela suas apresentações bem animadas. Com um palco ornamentado com fotos dos integrantes simulando políticos, abriram o show com a música "Esse é meu País" e já foram botando a galera para cantar junto. Já eram quase 2:15 da manhã, mas, quem estava no Espaço Mundo não queria trégua e acompanhou firme e forte a sequência de músicas: "Fetiche", "Monólogo sobre a mudança" e o sambinha "Como seria Se". Para a minha surpresa, depois de muito tempo, vi Os Reis da Cocada Preta tocarem um cover. Era "Take on Me" do A-HA, numa versão mais pesada. Depois dessa, a banda entrou num clima mais descontraído e colocou o outro guitarrista, Walter, para cantar. Pronto, foi o momento nostalgia do show! Rolou uma sequência com quatro músicas do Green Day e, na hora de "Basket Case", todo mundo estava dançando, pulando e cantando.
reis
Foi nesse clima de descontração que acabou o Coletivo Mundo Apresenta de novembro, contabilizando um público cada vez maior, curioso para assistir as bandas de fora e mais a vontade com os sons produzidos na cena roqueira pessoense. Que bom!
Fonte: Coletivo Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário